Extra 08: Retrospectiva 2016

Fala eletricista, tudo bem?

Depois de apresentar a retrospectiva do Fórum Potência e dos eventos da Abracopel, chegou a minha tão sonhada hora de apresentar a retrospectiva 2016 do Papo de Eletricista.

Então vamos lá!

Eu sou o Bruno Eletricista e seja bem-vindo primeira edição Extra do Papo de Eletricista em 2017.

Obrigado a você que está nos acompanhando através de um agregador de podcast, ou, nos assistindo pelo nosso canal no YouTube, pela nossa página no Facebook ou pelo nosso site.

É um prazer ter você nessa edição.

Assista ao podcast:

O podcast de hoje é uma daquelas edições diferentes que eventualmente acontecem por aqui. Primeiro porque não teremos nenhum convidado, o que é comum na edição extra.

Segundo, como já adiantei no início do programa, essa edição é dedicada a uma retrospectiva do que foi 2016 para o Papo de Eletricista.

Como muita coisa andou acontecendo por aqui vou elencar os destaques de cada trimestre.

Pra você que está acompanhando essa edição pela versão em vídeo poderá acompanhar aqui na parte debaixo do vídeo a linha do tempo.

Antes de falar do ano fantástico que foi 2016 acho importante lembrar do último trimestre de 2015.

Foi nesse período que aconteceu os últimos ajustes e o lançamento do Papo de Eletricista. Essa breve temporada 2015 serviu de base para inúmeras melhorias e ações ao longo de 2016.

O primeiro podcast, a chamada edição piloto, foi publicada no dia 8 de novembro. Fruto de horas e horas de estudos, testes e simulações que antecederam o lançamento.

Para você entender, a edição piloto serve para testar na prática todo o processo de produção, gravação, edição, publicação e divulgação. Geralmente ela é considerada a pior edição de todas. Vamos relembrar como foi a edição piloto?

Ouça: https://goo.gl/E3ER0a

Depois desta edição, outras seis foram publicadas, sendo que a última foi no dia 19 de dezembro.

Estas sete publicações foram gravadas em uma estrutura muito simples, concebida para tirar do papel o Papo de Eletricista. Quero compartilhar com você que está nos assistindo uma foto que mostra como era essa estrutura inicial.

Falando sobre a foto, como deu para perceber uma estrutura bem enxuta. Uma pequena mesa de som, um microfone, um fone de ouvido e um notebook para gravação. Tudo isso em uma mesa de escritório colocada ao lado da minha mesa de trabalho aqui na empresa.

Assim nasceu orgulhosamente o Papo de Eletricista, o primeiro podcast brasileiro dedicado ao setor elétrico e aos eletricistas.

Essa mesma estrutura serviu para entendermos melhor o que queríamos, a qualidade que desejávamos chegar em 2016 e todos os gargalos técnicos que tínhamos naquele momento.

Encerramentos 2015 com um gostinho de quero mais e com a certeza que 2016 seria o nosso ano!

Bem, agora que já contextualizamos 2015, o que falar de 2016?

Se você ouvinte me pedisse para resumir todos os 366 dias de 2016 em uma única palavra, ela seria:

SURPREENDENTE!

Isso mesmo! 2016 para nós foi surpreendente. Um ano para ficar na minha história, na minha carreira como eletricista e claro, na história do Papo de Eletricista.

Um ano que alcançamos resultados surpreendentes.

Posso considerar que o primeiro trimestre de 2016, assim como o último de 2015, foram fundamentais para os resultados obtidos.

Com uma análise minuciosa dos resultados técnicos, operacionais e orgânicos de 2015 dedicamos janeiro para um planejamento minucioso do que seria o Papo de Eletricista em 2016 e 2017. Uma nova estrutura para gravação e um estúdio exclusivo foram desenhados cuidadosamente considerando dois conceitos básicos: praticidade e modularidade.

Fevereiro foi dedicado a compra de equipamentos e componentes e a montagem da nova estrutura. Daquela estrutura inicial que você viu na foto pouca coisa foi aproveitada, na verdade, só o fone de ouvido. O novo estúdio contava com isolamento e tratamento acústico, climatização, iluminação e um sistema de captação de áudio completo e moderno.

No início de março, com o novo estúdio quase pronto, voltamos a criar conteúdo. No dia 5, publicamos um podcast em que eu comentei as novidades para a temporada 2016. Já no dia 26 foi ao ar o primeiro podcast com convidados e também com uma versão em vídeo.

Nessa edição, com duas entrevistas distintas, eu conversei com o engenheiro Jomar Britto e com o professor da Universidade de Brasília, Mário da Siqueira. Curiosidades a parte, a entrevista com o Jomar foi feita via WhatsApp. Eu enviei as perguntas escritas e ele me respondeu por mensagens de áudio, depois aqui no estúdio eu gravei as perguntas e na edição juntei tudo. Vamos relembrar um trecho dessa entrevista.

Ouça: https://goo.gl/SYIvvo

Já na entrevista com o Mário o meu nervosismo tomou conta. Era a primeira vez que eu entrevistava uma pessoa, era a primeira vez que eu usava o equipamento que acoplava a linha telefônica na mesa de som e era a primeira vez que a entrevista era gravada em vídeo. Todas essas novidades me deixaram naturalmente nervoso e atrapalhado. Vamos relembrar essa entrevista.

Ouça: https://goo.gl/SYIvvo

Encerramentos março com o estúdio completamente montado no que se refere a áudio e iluminação, faltava apenas a climatização para ser montada.

O segundo trimestre desse ano começou com um abril movimentado. No dia 9 um podcast com três convidados do nordeste brasileiro. O desafio ficou por conta da edição das entrevistas que foram gravadas de forma individual e que na edição foram colocadas intercaladas.

No dia 16 a entrevista foi com o doutor Rodrigo Sauaia, presidente da ABSOLAR, uma entrevista difícil de ser conseguida e que foi gravada em uma sexta-feira, às 9 da noite.

Em maio, já com a climatização do estúdio montada, passamos a gravar todo o podcast em vídeo. O primeiro podcast integralmente em vídeo foi o engenheiro Everton Moraes, da Sala da Elétrica, em que ele compartilhou com a gente toda a sua trajetória.

Ouça: https://goo.gl/c3Iz4A

No mês de junho, tive a oportunidade de entrevistar dois profissionais que há alguns anos vem fazendo a diferença Brasil a fora. No dia 4 minha entrevista foi com o Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel, e no dia 11 meu bate-papo foi com Hilton Moreno, diretor do grupo HMNews, consultor e palestrante.

O terceiro trimestre desse ano foi bem movimentado por aqui. Em julho, tive a oportunidade de conversar com o engenheiro Fábio Amaral, autor do guia de bolso Be-a-bá da Elétrica. Em seguida, conversei novamente com o Jomar Britto que viajaria para a Alemanha como um dos integrantes da comitiva brasileira que visitaria aquele país. No dia 11 tivemos a estreia de dois novos formatos de podcast: O Papo de Eletricista Matinal e o Papo de Eletricista Extra.

A ideia do Papo de Eletricista Matinal é apresentar um resumo das principais notícias relacionadas ao setor elétrico que foram publicadas nas últimas 24 horas que antecedem cada edição. Vamos ouvir como foi a abertura da primeira edição.

Ouça: https://goo.gl/Lesb8p

Já o Papo de Eletricista Extra é um podcast criado para abordar assuntos relacionados a algum parceiro de conteúdo, alguma empresa anunciante ou a assuntos esporádicos como essa retrospectiva.

Em julho tivemos quatro edições extras. A primeira com a Abracopel em que falamos sobre um evento na cidade do Rio de Janeiro.

A segunda sobre o Fórum Predialtec, um evento em São Paulo, organizado pela Revista Potência.

A terceira edição em que o assunto foi Retrofit e eu conversei com Hilton Moreno e Eduardo Daniel. Essa edição extra foi a primeira a ser gravada com dois entrevistados de forma simultânea.

Ouça: https://goo.gl/sfJ6i1

A quarta edição extra foi o nosso primeiro minidocumentário. Nele eu conversei com três profissionais da minha cidade e nosso assunto foi a segurança nas instalações elétricas. Vamos relembrar um trecho.

Ouça: https://goo.gl/Pg52bL

No dia 16 minha entrevista, já no Papo de Eletricista Talk foi com o diretor técnico da ABEEólica, Sandro Yamamoto, uma conversa riquíssima em conteúdo.

Para fechar o mês de julho a primeira entrevista externa do nosso podcast. Eu fui até a unidade da Cemig aqui da cidade para conversar com o Antônio, técnico em Segurança do Trabalho. Nosso assunto foi as ações realizadas pela companhia para conscientizar seus colaboradores e a sociedade sobre os perigos da eletricidade. Vamos relembrar essa entrevista.

Ouça: https://goo.gl/TSOH7A

Em agosto eu concedi a primeira entrevista que eu falaria sobre o Papo de Eletricista, conversando com o jornalista Vacy Alvaro, da Web Água Rádio, um projeto da Hidrelétrica Binacional de Itaipu, pude falar sobre o nosso podcast.

Ouça um trecho dessa entrevista.

Ouça: https://goo.gl/TCXsbC

Já no dia 19 coração a mil, a Abracopel anunciou os finalistas do Prêmio Abracopel de Jornalismo. O Papo de Eletricista foi finalista em duas categorias, “Internet Áudio” e “Internet Vídeo” com três trabalhos diferentes. Em ambas categorias estávamos concorrendo com o canal Mundo da Elétrica e o blog Sala da Elétrica.

Acesse: https://goo.gl/cVC6Fj

Pra fechar com chave de ouro o terceiro trimestre desse ano, em setembro realizamos nossas primeiras transmissões ao vivo, em caráter de teste, na nossa página no Facebook. Uma no dia 20 e outra no dia 26. Na primeira eu falei dos testes que estávamos realizando para as transmissões e nossa ideia inicial de conteúdo. Vamos relembrar como foi a abertura dessa transmissão.

Assista: https://goo.gl/HVxR9I

Já na segunda transmissão eu comentei uma notícia do Papo de Eletricista Matinal que havia sido publicado algumas horas antes.

No dia 23, o reconhecimento e a coroação do trabalho que estamos desenvolvendo com muito carinho e dedicação. Fomos vencedores do Prêmio Abracopel de Jornalismo na categoria “Internet Áudio” e terceiro colocado na categoria “Internet Vídeo”.

Dá só uma olhada no troféu e na medalha que recebemos!

Infelizmente por problemas pessoais eu não estive presente no evento de premiação, mas fica registrado mais uma vez meu agradecimento a Abracopel e ao Edson que gentilmente recebeu minha premiação e me enviou.

Começando o quatro e último trimestre desse ano, outubro foi marcado por três entrevistas e pelo primeiro sorteio aos nossos ouvintes que realizamos.

No dia 1º conversei com o Hilton Moreno e Paulo Alessandro sobre o livro de Cabos Elétricos de Baixa Tensão. A partir dessa conversa promovemos o sorteio de 20 unidades do livro, todas elas autografadas pelo Hilton, autor do livro.

No dia 15 conversei com o empreendedor Luís Colaferro e nosso assunto foi o documentário “Movidos por Energia Solar”.

Já no dia 22 minha entrevista foi com o Edson Martinho e nossa conversa foi sobre a Abrapeel.

Em novembro, no dia 3 mais uma transmissão ao vivo na nossa página do Facebook. Foi o sorteio do livro sobre Cabos Elétricos.

Receber um elogio é sempre bom né!? Também no dia 3 fui surpreendido por um perfil no Instagram que citava o nosso perfil, dá uma olhada na publicação.

Acesse: https://goo.gl/HT1aMy

Como você já sabe eu sou eletricista e não um jornalista. Receber um elogio desses de um perfil específico da área e de grande relevância no seu setor é algo que me faz sentir muito bem. Tenho um grande respeito por essa profissão e pelos seus profissionais. Ser reconhecido dessa forma me mostra que estou no caminho certo sem precisar ser polêmico, sensacionalista ou coisas do gênero.

No dia 8 foi a vez de soprar a velas do nosso aniversário de 1 ano! O Papo de Eletricista completava um ano desde a publicação do episódio piloto. Um sonho tornando realidade.

No dia 26 foi a reestreia do nosso blog, o Papo de Eletricista in Blog, com um novo visual e um novo formato.

Conheça: https://goo.gl/WI3xCb

Fechando as atividades de 2016 em dezembro tivemos a publicação de dois podcasts Talk e quatro Extras.

A primeira entrevista desse mês também foi a primeira entrevista internacional, eu conversei com o Thiago, um brasileiro que mora nos Estados Unidos. Nosso assunto foi sobre carros elétricos e híbridos.

No dia 16 foi ao ar uma entrevista que a muito tempo eu queria fazer. Eu tive a oportunidade de conversar com o Alex e o Henrique, fundadores do canal Mundo da Elétrica, o maior canal no YouTube brasileiro relacionado ao nosso setor.

Já nas edições extras eu recebi primeiro o Hilton Moreno e fizemos uma retrospectiva das edições do Fórum Potência desse ano. Nesse episódio estreamos um enquadramento novo de vídeo aqui no estúdio.

Na edição extra seguinte eu recebi o Edson Martinho e fizemos uma retrospectiva das atividades da Abracopel ao longo desse ano.

No Extra 07 fizemos o primeiro vídeo colaborativo do Papo de Eletricista e isso foi emocionante. Eu convidei alguns dos entrevistados desse ano para gravarem, eles mesmos, um vídeo com a sua mensagem de natal e ano novo para os nossos ouvintes. Muitos dos convidados toparam e nos enviaram a sua mensagem e o resultado final foi um vídeo muito legal.

Assista: https://goo.gl/9WdQgJ

Encerramento o mês de dezembro, preparamos essa retrospectiva. Poder mostrar para você, para os nossos parceiros e a quem mais interessar as principais ações, conquistas e melhorias ao longo de 2016 é muito gratificante pra mim.

Eu não sei se você sabe, mas todo o conteúdo produzido aqui é feito só por mim, desde escrever o roteiro, preparar o estúdio para gravação, gravar, editar, pós-produzir, publicar e divulgar. Dá muito trabalho, mas o resultado final é gratificante.

Ler os comentários dos ouvintes, receber um elogio de um parceiro ou entrevistado, notar a minha evolução como apresentador desde o episódio piloto até essa edição agora, a melhoria técnica absurda que conseguimos graças a investimentos constantes em equipamentos e tecnologia. Enfim, obrigado por ter nos acompanhando em 2016. Obrigado a todos que contribuíram com a criação de conteúdo aqui no Papo de Eletricista.

Antes de encerrar essa edição quero apresentar, como uma curiosidade, os nossos números gerais.

Em 2016 publicamos 126 podcasts, totalizando 30 horas, 44 minutos e 3 segundos de conteúdo. Tudo isso gerou 4,5 terabits em arquivos. Somente de downloads únicos, nossos podcasts foram baixados 9.182 vezes. Todos os episódios foram reproduzidos 97.345 vezes considerando todas as plataformas em que disponibilizamos nosso conteúdo. Entrevistei 21 pessoas, sendo 20 por telefone ou internet e uma presencial.

Nas redes sociais chegamos a 8.225 curtidas no Facebook, 3.948 seguidores no Instagram, 196 inscritos no YouTube e 30 seguidores no Twitter.

Encerro essa edição com uma imagem do que pra mim será 2017.

Aquele abraço de sempre!!!

 

Acompanhe o Papo de Eletricista nas Redes Sociais:
Facebook: https://goo.gl/cPPck1
Instagram: https://goo.gl/oyrcOe
Twitter: https://goo.gl/dZR2rS
YouTube: https://goo.gl/Wut5pO

Entre em Contato:
contato@papodeeletricista.com.br

Assine gratuitamente nosso podcast:
iTunes: https://goo.gl/MHJ2UR
Android: https://goo.gl/hnFwiw

Ouça o podcast:

Comentários

comente