Talk 25: Código de Defesa do Consumidor – Luiz Varella – Varella Advocacia

Na edição 25, Bruno Eletricista conversa com o advogado Luiz Varella (OAB/MG nº 147.820), da Varella Advocacia, e o assunto abordado é como o Código de Defesa do Consumidor pode defender e/ou proteger o eletricista prestador de serviço na sua relação com o cliente.

Varella esclarece o velho ditado popular de que “o cliente tem sempre a razão”. Comenta da necessidade de documentar, de diversas maneiras, todas as etapas do atendimento ao cliente, desde o orçamento até a entrega técnica do serviço.

Outra dúvida respondida pelo advogado é quando ter ou não um contrato personalizado entre o eletricista e seu cliente. Das informações mínimas que devem constar neste contrato e como fica a garantia em diferentes situações apresentadas pelo Bruno Eletricista.

Um tema polêmico no nosso setor: O eletricista deve ou não comprar o material para o cliente? Um assunto que já gerou diversos vídeos no YouTube com vários “conselhos” de “especialistas no assunto” incentivando esta prática entre os profissionais. Assista e veja o que Varella tem a dizer a respeito disso (você pode estar em uma fria ao fazer isso).

E para encerrar a entrevista, o advogado comenta como o eletricista deve agir para recorrer aos seus direitos caso o cliente não cumpra com as suas responsabilidades contratuais.

Assista o podcast:

Conheça o entrevistado

Luiz Henrique Borges Varella é professor universitário do Centro Universitário de Patos de Minas. Mestre em Direito Público, pós-graduado em Direito Processual Civil, pós-graduado em Direito Civil e bacharel em Direito. Foi Assessor de Juiz na comarca de Patos de Minas onde também desempenhou as funções de conciliador judicial.

Possui experiência na solução de conflitos judiciais e extrajudiciais, especialmente nas áreas de Direito Indenizatório, Direito Contratual, Direito Obrigacional, Direito do Consumidor, Direito Empresarial, Direito Público, Direito Administrativo, Direito Processual, Direitos possessórios e de propriedade, dentre outras. É, ainda, pesquisador da área jurídica, tendo artigos publicados em periódicos indexados pelo Qualis.

Sobre a Varella Advocacia

A Varella Advocacia presta serviços de assessoria e consultoria jurídicas e se alicerça em três pilares fundamentais: competência técnica, atenção ao cliente e honorários justos.

Focada na satisfação do cliente, e tendo por princípio o cultivo de sua confiança, a Varella Advocacia oferece soluções jurídicas diferenciadas em causas judiciais e assessoramento extrajudicial.

Com atuação predominante em Minas Gerais, a Varella Advocacia conta com apoio de escritórios parceiros em várias cidades mineiras e em capitais como Belo Horizonte, Brasília e São Paulo para ofertar a mais completa assessoria jurídica aos seus clientes, em todas instâncias e tribunais.

Links citados durante a entrevista:

Talk 24: Recorde Mundial de Geração de Energia Elétrica – Celso Villar Torino – Itaipu Binacional
https://goo.gl/WPHaHL

Varella Advocacia
https://goo.gl/Uc0vNO

Acompanhe o Papo de Eletricista nas redes sociais
Facebook: https://goo.gl/cPPck1
Instagram: https://goo.gl/oyrcOe
Twitter: https://goo.gl/dZR2rS
YouTube: https://goo.gl/Wut5pO

Entre em contato:
contato@papodeeletricista.com.br

Assine gratuitamente nosso podcast:
iTunes: https://goo.gl/MHJ2UR
Android: https://goo.gl/hnFwiw

Ouça o podcast:

Comentários

comente